O servidor de comunicação instântanea da IBM é o Lotus Sametime. Este produto predominantemente baseado em Domino vem sofrendo modificações bastante interessantes nos últimos anos.
O processamento central dos serviços de Sametime está baseado em Domino, entretanto algumas funcionalidades satélites estão baseadas em Java.
Um destes novos serviços baseados em Java é o Lotus Sametime Advanced. Este produtos baseia-se em WebSphere Application Server, DB2 e MQSeries.
Um comparativo bem interessante entre as versões de sametime pode ser encontrado no Blog do Edson Oliveira.
O serviço que quero comentar hoje é o Persistent Chat Rooms. Com ele vocês podem criar salas de bate-papo que podem ajudar os seus clientes a colaborar informação. Os exemplos de negócio são inúmeros:
1) Imagine por exemplo um cliente que queira entrar em uma sala de bate-papo de um fabricante automobilístico para discutir os novas características de um modelo de carro, que ele está interessado em comprar.
2) Para o setor de finanças imagine um banco queira criar uma sala onde investidores possam discutir com especialistas financeiros a oscilação na bolsa e compartilhar a visão do banco para futuros investimentos. Os clientes compareceriam na sala de bate-papo em um horário pré-determinado e caso algum cliente não pudesse comparecer ele poderia ver tudo o que foi conversado.
As aplicabilidade de negócio são inúmeras.
Veja o vídeo (sem audio) que fiz com a navegação nas funcionalidades do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário