sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Afinal o que é BAO ?


BAO (Business Analytics and Optimization) define uma nova categoria de de soluções que permitem às organizações transformar dados em novas descobertas e percepções, criando oportunidades para as empresas otimizarem seus negócios. Ao desenvolver uma solução de BAO incluímos recursos e soluções para gestão de dados corporativos, os quais abrangem a gestão da informação, gestão de conteúdo corporativo e análise de negócios, bem como outras áreas afins, como por exemplo: colaboração, otimização e gestão de armazenamento de dados.


Até meados dos anos 80 o foco das empresas era a eficiência operacional, o que em tecnologia se traduzia na implementação de sistemas ERP. A partir dos anos 90, com a evolução dos recursos computacionais e ampliação da Internet como meio de colaboração, se iniciou um ciclo voltado ao relacionamento ao cliente (sistemas CRM) e a busca por monitorar e fazer simulações do desempenho corporativo, o que aconteceu através das soluções de BI – Business Intelligence. Falando de maneira bem simples o BI é utilizado para acompanhar indicadores corporativos quando você sabe a pergunta, por exemplo: quanto eu vendi no mês passado? Qual o meu nível de estoque? Se eu ampliar minha equipe de vendas, qual será meu resultado? Atualmente, as empresas precisam combinar dados e fazer novas correlações, para prever e antecipar movimentos. Ou seja, formular perguntas que ainda não sabem, neste momento o BI evolui para BA – Business Analytics. O BAO é um passo adicional, colocando Otimização a este processo de descoberta. Isso significa colocar a informação em ação, inserir informação em processos, transformando e automatizando uma decisão estratégica (exemplo, um novo produto ou modelo de negócio) ou operacional (exemplo, a solução automática de um problema).


As soluções de software da IBM neste segmento são:
  • Implantação de um data warehouse corporativo – configuradas de acordo com a necessidade do cliente, aqui entram os appliances da IBM: ISAS e Netezza
  • Aplicativos de Business Intelligence e Analíticos como Cognos, SPSS, OpenPages, etc)
  • Aplicativos para gestão de dados de IM (banco de dados, segurança, gestão de dados mestre, etc)
  • Aplicativos de gestão de conteúdo para ECM (organização de documentos digitalizados, processos de fluxo de documentos, etc)
Além disso, a IBM tem soluções por indústria que atendem requerimentos específicos. Neste caso, o desenho da solução requer um esforço “cross-brand”, combinando um ou mais dos componentes citados acima. Em alguns casos, envolvemos nossa equipe do Laboratório de Pesquisa, para desenvolver aplicações analíticas sob medida para um problema, como por exemplo, a solução para análise meteorológica que está sendo desenvolvida em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

fonte adaptado: Entrevista da Kátia Vaskys (Executiva de BAO - IBM Brazil na Intranet)


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Análise Preditiva com SPSS


A necessidade das empresas em mineração e análise de dados faz com que muitas arquiteturas considerem a inclusão de componentes focados neste tipo de necessidade.

É muito comum em termos arquiteturais adicionar o mining como a próxima etapa após um bem sucedido trabalho de BI. A diferença fundamental é que BI ajuda a entender o passado enquanto que análise preditiva e mining ajudam a entender o futuro.

A IBM atende este mercado com uma ferramenta denominada SPSS.

Abaixo segue uma demo interessante integrando Cognos BI e SPSS.


Há um artigo legal no WebBuyers que fala sobre o assunto. A parte chata é que é necessário se registrar, mas o tema é legal para ficar antenado.

Um outro artigo legal é que fala da integração de SPSS com SAP. Vale a pena conferir.