A cada nova arquitetura e a cada novo projeto vamos aprendendo novas coisas e melhorando a nossa formação como arquiteto. Uma das novidades que venho me deparando neste ano são com as soluções de BI (Business Inteligence) e BA (Business Analytics). Ainda me considero um aprendiz nesta área, mas a cada nova reunião vou entendendo melhor como as coisas funcionam e as minhas arquiteturas vão ficando mais refinadas.
Este tipo de arquitetura tem algumas peculiaridades como por exemplo a aproximação com negócio. Para ter um desenho arquitetônico adequado invariavelmente você passa por entender quais as necessidades latentes de negócio.
O vocabulário de BI tambem assusta no começo mas depois várias perguntas aos especialistas na área e uma leitura bem dada no livro de Kimball, tudo começa a ficar mais fácil. O assunto é bem gostoso e ao final você descobre que fato, dimensão, métrica, OLAP, ROLAP, DW nada mais é que tabelas e banco de dados.
É claro que as coisas não são tão simples assim e o potencial destas soluções são fascinantes.
Eu encontrei um artigo muito legal da IBM e Gartner Group falando de boas práticas de BI e vale a pena dar uma lida. São coisas que como arquitetos devemos saber de cor e salteado. O artigo é "Gartner: Bridge the Gap between BI Best Practices and Successful Real-World Solutions".
O produto da IBM que trata aspectos de BI é o Cognos 10. Segue um link com alguns tutoriais bem legais.