terça-feira, 20 de outubro de 2009

Site em Portugues com Webcast de Lotus

Pessoal,

Esta disponível no site do developerworks um lugar para vc. consultar e baixar informações e webcasts de Lotus em Portugues.

Maiores informações em http://www.ibm.com/developerworks/br/lotus/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novidades do Portal Excelence Conference 2009

Encerrou mais um Portal Excelence Conference e como resultado há um caminhão de novidades e coisas para estudar e aprender. No geral o evento foi excelente.

Quero detalhar algumas das novidades nos proximos posts, mas já aproveito para fazer aquele resumão dos higlights de Portal e WCM.

A IBM vai lançar o Portal 6.1.5 e junto com ele a diretriz de tonar o produto mais fácil de utilizar reduzindo desta forma o TCO. Dado o direcionamento estratégico vamos a parte técnica.

O Portal está disponível para as versões 6.1 e 7 do WebSphere Application Server. Para a versão 7 está disponível o WSRP 2.0 e JSR 286 (full implementation) que permite entre outras coisas a troca de mensagens entre portets WSRP. No catálogo de portlets há disponível o portlet que permite troca de mensagens com aplicações PHP em WSRP. Esta alteração permite a troca de mensagens com os webparts do Microsoft Share Point.

Na parte de Mashups o Portal implementa o container de Mashups do Mashup Center 2.0. Este container permite que você execute formulários do Lotus Forms Turbo dentro do Lotus Mashup de forma nativa. Também é possível gerar um mashup a partir dos dados coletados do Forms Turbo e consumir e tratar os dados por meio de chamadas JSON. Na prática isso possibilita uma forma fácil de consumir os dados coletados do formulário conhecendo 0% da api's de Forms.

Na parte de tema agora é possível gerar um thema no portal com tableless. O thema do portal foi customizado para gerar customizações usando JSTL e Expression Language. Isso diminuiu sensivelmente a quantidade de código gerado no JSP do Portal.

Na parte de menu é possível integrar a navegação dos menus de WCM com a navegação de menus no portal. Toda a parte de manutenção de menus foi recriada usando ajax para melhorar a forma de criação de itens no menu. Isso faz com que na própria página você consiga alterar as navegações incluindo sub-itens com drag and drop. Essa parte ficou ótima.

Na parte de Page Builder você pode incluir novos portlets de maneira mais intuitiva. O novo Page Builder permite redefinir colunas e cores das páginas.

Na parte de análise de navegação de páginas no portal há integração com o Coremetrics e webtrends por meio de injeção de código javascript no tema. Eu vi o exemplo com o Webtrends onde era possível saber quem está logando e quais os portlets e páginas que estavam sendo acessados.

Na parte de segurança uma mudança importante foi a aderência do Portal com TAI e TAI++. Para colocar de forma prática, esta integração permite integrar certificados digitais sem a necessidade de desenvolver uma CUR (Custom User Registry). O Uso de TAI++ limpou bastante as customizações de autenticação necessárias para o Portal.

Ainda sobre segurança o portal incluiu um conceito chamado impersonificação que permite mudar o Token de autenticação do portal via programação. Com isso eu posso reescrever o Principal gerado pelo LTPA Token.

Vamos ao WCM.

A primeira mudança foi que agora o portlet de WCM está no padrão JSR286 permitindo a inclusão de comentários, blogs e wikis no template de conteúdo. Outro recurso importante foi o WCM consumir recursos de CMS (Content Management System) através de RSS e publicar o resultado via conteúdo.

Houve melhorias no Inlide editing do WCM permitindo edição em popup e como página web modal. Este recurso ficou muito bonito e ótimo para ser utilizado pelos usuários.

Outro recurso é o Document Picker do WM quer permite você criar conteúdos referenciando links de documentos obtidos diretamente do seu ECM. No syndication foi disponibilizado um portlet que apresenta quais conteúdos tiveram problemas no syndication. Relatório muito útil para a tomada de ações.

Agora o WCM suporta WebDAV. Na prática isso faz com que você consiga fazer download ou atualizados componentes no WCM com uma ferramenta externa cmo Adobe Dreamweaver.
Qualquer ferramenta que suporte WebDAV pode navegar nos metadados e menus do WCM.

Para finalizar gostaria de destacar uma apresentação de Portal com Flex. A direção do Portal em RIA é trabalhar com Doko e javscript, entretando houve uma preocupação de não excluir o Flex como Front End. A equipe do laboratório apresentou o thema 100% em Flex. Programadores Flex podem usar e abusar dos recursos do Portal.

Vou tentar conseguir o vídeo desta demo e colocar neste blog.